19 jun Telemedicina: a modalidade de atendimento que veio para ficar
A Telemedicina é a medicina praticada à distância. É o exercício da medicina de qualidade utilizado recursos interativos para prover acesso à saúde.
Surgiu na década de 60 por conta da corrida espacial e da guerra fria. O objetivo à época era prover saúde à distância.
Para fins de educação já é bem estabelecida há muitos anos. E atualmente, por conta da pandemia da Covid-19 e pela necessidade de isolamento físico da população, foi autorizada pelo Ministério da Saúde (Lei 13.989 de 15 de abril de 2020), pelo CFM e ANS, durante o período da pandemia.
O Dr.Chao Lung Wen, líder do grupo de pesquisa em telemedicina da USP e uma das pessoas referência nesse assunto fala a respeito da telemedicina como sendo um parte integrante da Sociedade 5.0 (que já estamos vivenciando e que é a evolução digital e tecnológica da sociedade, onde a inteligência digital , informações na nuvem, telemedicina, robótica ,impressão 3D e outros, são facilitadores para a sociedade). É uma evolução necessária e que acolhe, integra, otimiza os serviços e melhora a logística da saúde pública e suplementar.
Para a prática ética e de qualidade da telemedicina, é indicado utilizar recursos digitais e tecnológicos que promovam uma adequada comunicação para melhor interação entre médico e paciente e que promova segurança dos dados da consulta.
Há ainda algumas limitações, uma vez que não é possível realizar o exame físico completo e pode-se necessitar de exames complementares. Portanto, pode-se realizar consultas à distância e complementar esta num segundo momento com o atendimento presencial. Mas com o teleatendimento já é possível iniciar o atendimento, fazendo-se um acolhimento do paciente, ouvindo sua história e realizando parte da propedêutica médica. O contato visual é feito e isto por si só já diminui distâncias.
Há muitas plataformas disponíveis no mercado hoje em dia, onde há integração do prontuário com o vídeo e áudio para a realização de uma consulta segura , aliado à receita digital e possibilidade de assinatura eletrônica de documentos, como atestados e pedidos de exames.
É uma modalidade de atendimento que veio para ficar e agregar recursos para a medicina e para a saúde como um todo.
Dra. Isolda de Araujo
Médica Fisiatra
CRM-SP 107017
RQE 79985