19 jan Ácido hialurônico e Dor
O ácido hialurônico é um polímero orgânico constituído de ácido glucurônico e N-acetilglucosamina. Ele existe naturalmente como um componente importante da matriz extracelular no corpo humano. Pode ser encontrado naturalmente em nosso corpo em tendões, no líquido sinovial, e outros líquidos. O ácido hialurônico possui muitas propriedades interessantes, como viscossuplementação, efeito antinociceptivo (diminuição da dor), redução de citocinas pró-inflamatórias (regulador natural da inflamação dos tecidos) e modulação da atividade dos fibroblastos.
Nas últimas décadas, o ácido hialurônico tem sido amplamente utilizado na regeneração de tecidos com cartilagem e colágeno e atualmente é um tópico popular tanto na medicina estética quanto na medicina da dor e do esporte. Este polímero de tantas qualidades tem sido estudado no tratamento de muitas patologias, como tendinopatias (tendinite), incluindo distúrbio do manguito rotador, epicondilite lateral (cotovelo de tenista), além de ser um dos principais auxiliares no tratamento da artrose.
Servindo como uma estrutura de semeadura de células ou um transportador para componentes bioativos, estruturas e transportadores incorporados com ácido hialurônico na regeneração de cartilagem e tendão. Ele funciona como um “estimulador de produção de colágeno”.
Por isso, enquanto um biomaterial competente, o ácido hialurônico deve ser considerado uma ferramenta promissora na regeneração dos tecidos colágenos.
A infiltração com ácido hialurônico é um procedimento terapêutico realizado através da injeção de ácido hialurônico diretamente sobre uma articulação, ou extra-articular (como nas tendinites)
O objetivo do tratamento é repor a substância, que foi alterada por causa do processo inflamatório causado pela condição apresentada. É como se colocássemos um lubrificante nas articulações (um “óleo na engrenagem”), o que ajuda a aliviar a dor e a rigidez apresentadas pelo paciente.
Se trata de um procedimento simples, que dura poucos minutos e pode ser realizado em clínica ou consultório médico, por um profissional capacitado.
Existem produtos com pesos moleculares específicos, e as aplicações podem ser desde uma única, até de 3 a 5 por semana, a depender do caso e do produto utilizado.
Os resultados costumam ser duradouros, permanecendo por 6 meses até um ano, e levam a um alívio que pode durar até 3 anos, segundo alguns estudos.
Existe uma vasta literatura em osteoartrose de joelhos, porém além desta articulação, pode-se realizar este procedimento em quadris, ombros, tornozelos, articulação temporo-mandibular, cotovelos, articulações facetarias de coluna vertebral, articulações metatarsofalangeanas (mãos), dentre outros.
As infiltrações com ácido hialurônico têm como objetivos principais a redução da inflamação e da dor, e o combate ao desgaste articular. Outros sintomas presentes, como inchaço e rigidez, que também afetam a qualidade de vida do paciente, são controlados.
É um tratamento que deve ser feito sempre em conjunto com outras medidas, que incluem reabilitação (fisioterapia, terapia ocupacional e outras), prática de exercícios físicos, com fortalecimento muscular, orientação e conscientização sobre a doença, controle de peso e medicações sistêmicas visando o controle de dor.
Dra. Isolda de Araujo
Médica Fisiatra
CRM-SP 107017
RQE 79985